Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Formação Continuada da Escola Recursos da Escola Espaço Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas


APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

A matemática surgiu a aproximadamente 3500 a.C. pelos egípcios (que usavam um sistema de agrupamento simples com base 10) e babilônios (que usavam um sistema posicional e também sexagesimal), quando o homem necessitou efetuar medidas, ou outros bens utilizados pedras, marcas ou traços em paus, etc.
Os grandes matemáticos, com grandes mentes, foram inventando novas fórmulas, soluções e cálculos, onde a evolução matemática foi mais rápida do que as próprias conclusões e provas matemáticas do homem, inventando outros princípios mais complexos e difíceis.
Embora o objeto de estudo da Educação Matemática ainda esteja em construção, está centrado na prática pedagógica e engloba as relações entre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento matemático (Fiorentini, 2006), e envolve o estudo de processos que investigam como o estudante compreende e se apropria da própria Matemática “concebida como um conjunto de resultados, métodos, procedimentos, algoritmos, etc.” (Miguel & Miorim, 2004, p.70). Investiga também, como o aluno, por intermédio do conhecimento matemático, desenvolve valores e atitudes de natureza diversa, visando a sua formação integral como cidadão. Aborda o conhecimento matemático sob uma visão histórica, de modo que os conceitos são apresentados, discutidos, construídos e reconstruídos, influenciando na formação do pensamento do aluno.
A matemática é utilizada praticamente em todas as áreas do conhecimento científico e no cotidiano da sociedade o que a torna essencial na vida escolar dos alunos. Por isso não deve existir lacuna entre a matemática escolar e a praticada no dia-a-dia. O ensino da matemática permite identificar problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões, avaliar a eficácia das suas resoluções, para que se amplie as possibilidades dos alunos em compreender e transformar a realidade.
O ensino da matemática tem como um dos desafios impostos atualmente à escola, habilitar os educandos à compreensão de conceitos básicos de matemática dando-lhes condições de se adequar ao desenvolvimento tecnológico, pois todo cidadão para se situar no mundo moderno faz uso também da matemática. Estamos diariamente em contato com números, gráficos, tabelas e máquinas, como por exemplo: os computadores, calculadoras, banco eletrônico, etc. Portanto, faz-se necessário a apropriação desses conhecimentos para a compreensão e participação ativa na sociedade moderna.




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito